domingo, 17 de abril de 2011

Da evolução da Linguagem Java ao Futuro.




CARLOS WESLLEN DOS SANTOS AGUIAR
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS


Resumo
Este artigo vem com o intuito de trazer uma breve informação sobre essa extraordinária linguagem que vive desde os anos 90 e esta a cada dia que se passa ganhando mais e mais espaço nesse grande, globalizado e desleal mundo que é o da internet, mais com o decorrer do artigo, iremos perceber como foi o começo difícil dessa linguagem pois ela era apenas usada em sistemas de eletros domésticos e como e porque ela ganhou a força e espaço no mercado.

Introdução
Muitos programadores já devem ter feito essa pergunta para si mesmo, será que a linguagem Java irar conseguir um espaço nesse grande e globalizado mundo da programação ?
Antes de tentar responder essa pergunta iremos primeiro saber o que realmente é a linguagem Java como ela é utilizada quais os seus pontos fortes, se devemos aprende-la e porque...
Linguagem Java
Como citado no artigo de I. F. Silveira. “JAVA DAS TORRADEIRAS A INTERNERT ” “Java seria uma linguagem de programação orientada a objetos, desenvolvida por uma pequena equipe de pessoas na Sun Microsystems. Inicialmente elaborada para ser a linguagem-base de projetos de software para produtos eletrônicos, Java teve seu grande bom  em 1995, devido ao sucesso mundial da World Wide Web.”
Ou em outras palavras a Linguagem Java seria uma linguagem computacional completa, adequada para o desenvolvimento de aplicações baseadas na rede Internet, redes fechadas ou ainda programas stand-alone.  
Creio que agora você deve ter se perguntado o que tem a ver Java com o sucesso da World Wide Web (WWW)? Pois fiquem calmos, pois iremos responder isso  logo-logo... continuando...
Como foi dito, o propósito inicial do desenvolvimento de Java foi para funcionar em processadores de eletrodomésticos. Os projetistas de sistemas de controle desses processadores, descontentes com linguagens convencionais de programação, como C, propuseram a criação de uma linguagem específica para uso em processadores de aparelhos domésticos, como geladeiras e torradeiras. Todo o descontentamento dos projetistas residia no fato de que programas escritos e compilados em C são fortemente dependentes da plataforma para a qual foram desenvolvidos.  Como o ramo de eletro-eletrônicos está em constante evolução, a cada novo liquidificador lançado no mercado com um novo processador embutido, um novo programa deveria ser escrito e compilado para funcionar no novo compilador, ou então, na melhor das hipóteses, para reaproveitar o antigo programa, no mínimo ele teria de ser re-compilado para o novo processador.
“No início de 1990, Naughton, Gosling e Sheridan começaram a definir as bases para o projeto de uma nova linguagem de programação, apropriada para eletrodomésticos, sem os problemas já tão conhecidos de linguagens tradicionais como C e C++. O consumidor era o centro do projeto, e o objetivo era construir um ambiente de pequeno porte e integrar esse ambiente em uma nova geração de máquinas para "pessoas comuns". A especificação da linguagem terminou em agosto de 1991, e a ela deu-se o nome de "Oak" [Carvalho]. Por problemas de copyrigth (já existia uma linguagem chamada Oak) o nome foi mudado em 1995 para Java, em homenagem à ilha de Java, de onde vinha o café consumido pela equipe da Sun.” É isso mesmo que vocês acabaram de ler... Antes de se chamar Java essa linguagem tinha recebido o nome de Oak, mais porém como já existia uma linguagem com esse nome, ela teve de mudar, e agora você também deve percebido que o símbolo da logo marca é uma xícara de café.
Em meados de 1993, pode-se dizer que Oak ia "mal das pernas". Os projetos propostos não eram economicamente viáveis, e não se via um grande futuro no desenvolvimento de aparelhos que suportassem essa nova linguagem. Justamente nessa época, a World Wide Web estava em seu nascimento, trazendo um novo horizonte para a Internet. (É importante lembrar que a Internet já existia muito antes do surgimento da WWW.)
Com o lançamento do primeiro browser do mercado, o Mosaic, ocorreu à equipe de desenvolvimento da Sun que uma linguagem independente de plataforma, segura e robusta como a que estava sendo desenvolvida para eletrodomésticos caberia como uma luva para uso na Internet, uma vez que um aplicativo gerado nessa linguagem poderia rodar nos diversos tipos de computadores ligados na Internet, rodando qualquer sistema operacional, de PCs rodando OS/2 a estações RISC rodando AIX Unix, ou SparcStations rodando Solaris, os programas escritos nessa linguagem que viria a ser conhecida por Java seriam o modelo para qualquer aplicativo Web.
Com o novo ânimo trazido pelo advento da WWW, a equipe da Sun desenvolveu um browser totalmente escrito em Java, tendo-o terminado no início de 1995 e denominado-o HotJava. O grande diferencial de HotJava para outros browsers da época (como o Mosaic, o Netscape Navigator e o Lynx) é que ele permitia a inserção de programas escritos em Java dentro de páginas HTML comuns. HotJava como browser foi um fiasco comercial, mas abriu os olhos dos desenvolvedores para um fato muito importante: as páginas HTML estariam fadadas a serem estáticas e sem ações embutidas em si, não houvesse uma linguagem padrão na qual fossem escritos programas que pudessem ser embutidos nas páginas Web.[...] O grande "pulo do gato" de Java veio logo a seguir, quando a Netscape anunciou que sua próxima versão do browser Navigator, iria dar suporte a aplicativos Java embutidos em documentos HTML. Em seguida, a Microsoft anunciou o mesmo para o seu Internet Explorer. E Java estourou no mundo, a Sun contabilizava inúmeros downloads de seu JDK, diversas empresas desenvolveram IDEs para a programação em Java, e vieram JavaScript, JavaBeans, a briga deste comActiveX, e... E a Internet jamais foi a mesma.
Principais Características.
Java é uma linguagem de alto nível, com sintaxe extremamente similar à do C++, e com diversas características herdadas de outras linguagens, como Smalltalk e Modula-3. É antes de tudo uma linguagem simples (é mesmo!), fortemente tipada, independente de arquitetura, robusta, segura, extensível, bem estruturada, distribuída, multithreaded e com garbage collection.
PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO: Chamadas a funções de acesso remoto (sockets) e os protocolos Internet mais comuns (HTTP, FTP, Telnet, etc.) são suportadas em Java, de forma que a elaboração de aplicativos baseados em arquiteturas cliente-servidor é facilmente obtida.
EXCEÇÕES: Todo programador em geral está bastante acostumado com o computador "travando" por causa de um erro em um programa. Em C++, por exemplo, a simples tentativa de abertura de um arquivo inexistente pode obrigar ao programador a reiniciar o computador. Programas Java, contudo, não "dão pau" no computador, já que a máquina virtual Java faz uma verificação em tempo de execução quanto aos acessos de memória, abertura de arquivos e uma série de eventos que podem gerar uma "travada" em outras linguagens, mas que geram exceções em programas Java. Em geral, ao escrever programas Java utilizando-se de herança de classes predefinidas, força-se em geral ao programador escrever algumas rotinas de tratamento de exceção, um trabalho que, se de início pode parecer forçado, irá poupar o programador de bastante dor de cabeça no futuro.
Independente de máquina: Uma das características de Java que tornou-a ideal para seu uso na elaboração de aplicativos distribuídos foi a sua independência de plataforma. Afinal, a Internet é uma grande "salada" de computadores de todos os tipos, dotados dos mais diversos sistemas operacionais e ambientes gráficos que se possa imaginar. Java consegue essa independência devido ao fato de que o compilador Java não gera instruções específicas a uma plataforma, mas sim um programa em um código intermediário, denominado bytecode, que pode ser descrito como uma linguagem de máquina destinada a um processador virtual que não existe fisicamente.
ATUALIDADE
Como citado no artigo Linguagem Java  de Leandro Soares Indrusiak,[...] “atualmente a linguagem Java é bastante utilizada nos seguintes setores.
- Acesso remoto a bancos de dados
- Bancos de dados distribuídos
- Comércio eletrônico no WWW
- Network CAD
- Interatividade em páginas WWW
- Interatividade em ambientes de Realidade Virtual distribuídos- Gerência de Documentos
- Integração entre dados e forma de visualização
- Network Computer
- Ensino à distância
-Jogos e entretenimento”
Com isso podemos entender que a linguagem Java não sé é a linguagem do futuro mais sim a linguagem do presente, pois ela já esta presente em quase todos os setores da Informação, embora ainda exista uma certa resistência de alguns programadores em decidir se irão dedicar-se a esse ramo ou continuar no que estão, mais creio que logo, logo Java será como a “Mãe” das outras linguagens, ou seja, todos os programadores terão de no mínimo começar a prender a programar com a Java e só depois partir para as outras linguagens. E com a velocidade da evolução em que estão ocorrendo as coisas e cada vez mais saindo softwares cada vezes mais e mais complexos as vezes eu fico a pensar, até que ponto irar se chegar essa evolução
BIBLIOGRAFIA
I. F. Silveira. “JAVA DAS TORRADEIRAS A INTERNERT ” Artigo. 2003, Disponível em:
http://www.infowester.com/lingjava.php  acesso em: 11 de abril de 2011
INDRUSIAK, Leandro Soares, JUG Rio Grande do Sun: Linguagem Java. Artigo 1993, Disponível em: http://www.cin.ufpe.br/~arfs/introjava.pdf Acessado em 12 de Abril de 2011.
SEBESTA,Robert W. Programando a World Wide Web: Java. In Conceitos de Linguagens de Programação, 2000. P.104-108

Nenhum comentário:

Postar um comentário