domingo, 10 de abril de 2011

Vem ai Windowns 8




Depois do Windows 7, os fãs da Microsoft já aguardam ansiosamente por novidades sobre o novo sistema operacional da empresa, atualmente apelidado de Windows 8. O site Within Windows postou algumas imagens que podem sanar um pouco a curiosidade daqueles que estão esperando por alguma notícia do novo sistema operacional. As novidades incluem não apenas a tela inicial, mas também alguns detalhes na interface de usuário, especialmente em relação ao Windows Explorer.


A tela inicial do Windows 8 remete, à primeira vista, ao Windows Phone 7, pois traz data e hora em tamanho grande, antes mesmo que você faça o login. Aparentemente, será possível mudar a imagem de fundo dessa tela, porém não será permitido retirar a visualização das informações em texto ali presentes.
Para máquinas portáteis, o Windows 8 deve também incluir ícones para economia de energia. Segundo o Within Windows, há evidências de outras novidades na tela inicial, como controles de áudio, para o usuário controlar músicas enquanto o computador estiver travado. Para completar, os tablets serão capazes de realizar o login usando padrões preestabelecidos, assim como acontece no Android.

Interface de usuário

A UI Ribbon teve sua estréia no Microsoft Office 2007, com diversos menus e barras localizadas diretamente nas abas. Dessa forma, as opções que normalmente ficavam escondidas agora estão em evidência, facilitando a vida do usuário.
No Windows 8, o próprio Windows Explorer deve contar com a interface Ribbon, melhorando o acesso a conteúdos e navegação entre pastas. Aparentemente, a ideia é que as abas tomem o lugar do menu e Barra de ferramentas de Explorer (como aconteceu no Office), fazendo com que as opções, novamente, se tornem mais visíveis.
As imagens mostram ainda que você poderá esconder a nova interface Ribbon, de forma que o Windows Explorer retorne ao que existe atualmente. Além disso, a novidade ainda traz um menu de arquivos que pode ser expandido, mostrando as principais opções rapidamente.
Como não podia deixar de ser, o Ribbon ainda está em fase de desenvolvimento, portanto se mostra incompleto e recheado de opções em duplicidade. Também não se sabe se a Microsoft manterá a interface de usuário com as abas em todos os sistemas ou apenas em versões profissionais ou empresariais.
O que parece certo, no entanto, é que o usuário será capaz de esconder a nova interface, facilitando a adaptação daqueles que ainda relutam em utilizar as abas para buscar por configurações. Dessa forma, o Windows Explorer volta a ser o que era antes, prezando pela preferência também dos mais puristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário